Dicas para comprar um bom 4×4 usado

Share on TwitterShare via email

Muita atenção na hora de comprar um 4×4 usado! Como esse tipo de carro é muito utilizado em estradas de terra e algumas em situações mais precárias, ele pode sofrer mais desgastes do que um veículo comum que anda somente em asfalto regular. Mas o conceito de jipes é a resistência e por isso eles suportam esses desafios.

Portanto, quando for olhar um desses veículos seminovos para comprar, verifique alguns itens para fechar um bom negócio.

- Analise o estado de conservação dos pneus, se eles estão muito gastos ou se não haverá necessidade de troca.

- Veja com quem está vendendo o jipe onde eram feitas as manutenções, se em oficina comum ou locais especializados em 4×4. Peça também o histórico de manutenções e peças que foram substituídas. Se for o caso, leve o carro para seu mecânico de confiança analisar o estado do motor, caixa de marcha, caixa de transferência, diferenciais e freio.

- Ao andar com o jipe, veja se há baruhos no motor, suspensão e freios (analisar também os discos, se estão danificados ou não).

- Verifique a suspensão geral (alinhamento das molas) e amortecedores (se há vazamentos).

- Sobre lataria, é indicado que um especialista em funilaria e pintura analise o estado do carro para falar sobre restaurações que foram feitas e gravidade das batidas anteriores.

Atenção: dê uma volta mais longa no jipe antes de comprá-lo. Assim você testa o carro, leva aos especialistas e ao final faz um bom negócio.

Trilha para o fim de semana: Gonçalves → Monte Verde

Share on TwitterShare via email

Quer aproveitar o friozinho do fim de semana para fazer uma trilha e se aquecer com adrenalina?

Ótima dica para os amantes do off-road é a trilha de Gonçalves (MG) até Monte Verde (MG), com grau de dificuldade médio. Durante aproximadamente 2h, você irá percorrer a distância de 60 km saindo do centro de Gonçalves até Monte Verde. No total são 4h de trilha (ida e volta), passando por belas paisagens da Serra da Mantiqueira e por uma excelente trilha de terra cercada por araucárias.

Não deixe de conferir nossas dicas para uma trilha segura!


Acessórios importantíssimos para sua Defender

Share on TwitterShare via email

Hoje vamos apresentar dois acessórios imprescindíveis que você precisa ter:

1) Kit Pá Todo Terreno

Sabe quando você está fazendo um passeio pela praia e seu jipe atola e a única forma de tirar o veículo é removendo a areia com as mãos?
Pois então saiba que temos a solução para você superar este obstáculo com mais rapidez!
A Pá Todo Terreno é recomendada neste tipo de situação, ideal para quem pratica offroad, trilhas, acampamentos e expedições. Ela é produzida em madeira resistente e leve. Além disso, você pode adquirir o Kit Pá Todo Terreno que, através de cintas e rebites, fixa a pá no veículo.

2) Peito de Aço

Se você anda por terrenos acidentados, cercados por pedras e sente falta de uma proteção para sua Defender, eis a solução:

Peito de Aço LR Defender

Chapa de aço de alta resistência desenvolvida para proteger amortecedor e barra de direção.
Espessura: Chapa de aço 3/16”.
Acabamento eletrozincado ou em pintura epóxi preto.
Fácil instalação e remoção.
Não requer nenhum tipo de adaptação.

MODELO
Land Rover Defender 90/110/130 “Camel”

Além destes, você pode verificar em nosso site outros produtos essenciais, como Protetor de Lanterna, Suporte de Guincho, Protetor de Diferencial e Protetor de Tanque.

Confira acessando este link: http://goo.gl/DHPkz

Solicite agora mesmo um orçamento pelo gerencia@todoterreno.net.

Tecmin e Todo Terreno comemoram parceria

Share on TwitterShare via email

A parceria iniciada entre a Tecmin Importação e Acessórios 4X4 e a Todo Terreno completa três anos em 2012. A Tecmin com sede em Lages, na serra catarinense, há mais de 20 anos oferece produtos voltados para o seguimento off-road, como equipamentos de segurança e proteção para veículos 4×4, todos revendidos desde 2009 Todo Terreno.

O empresário catarinense Gustavo Gugelmin comemora o momento das duas empresas: “Vem dando certo! Qualquer empresa que queira trabalhar com a Todo Terreno irá encontrar pessoas com credibilidade no mercado off-road e muita seriedade. Em conjunto, estamos levando para os consumidores produtos de alta qualidade.”

O CEO da Todo Terreno, Murilo Goulart, também avalia positivamente o trabalho conjunto: ‘’Excelente, fiel, responsável e com comprometimento, a Tecmin é uma empresa muito tranquila de trabalhar. Isso nos dá respaldo para atender os clientes da TT, garantido expectativa sólida e promissora para o futuro”.

Novidades

Entre as peças e acessórios mais vendidos, destaque para o Air Locker, a suspensão Old Man Emu, Safari Snorkel e ARB Bull Bars. O recente lançamento da ARB é a nova linha de parachoques (Bull Bars) para a Volkswagen Amarok, já comercializados pela Todo Terreno.

Conheça mais produtos

ARB – Old Man Emu: esses amortecedores oferecem maior conforto, durabilidade, estabilidade e curso de suspensão melhores. Essas peças antes eram protótipos da ARB e só depois que foram feitos vários testes que eles foram adequados às molas originais dos veículos e apresentadas ao mercado. Os amortecedores ARB Old Man Emu podem ser instalados em Land Rover Defender e Discovery, Mitsubishi Pajero, Pajero Full, L200, Triton, nova Nissa Frontier, Toyota Hilux (modelos antigos e novos), Suziki Samurai, Vitara e Jimny.

Três acessórios para o seu Troller

Share on TwitterShare via email

Confira três dicas de acessórios indispensáveis para seu Troller:

1) Reboque Manilha

Procurando por um Reboque Manilha? Que tal um modelo militar robusto e exclusivo Todo Terreno?

Desenvolvido e fabricado dentro das normas técnicas para aplicação em reboque, é composto por aço de alta resistência e tem capacidade para 4,25 toneladas.

Além disso, é de fácil instalação, remoção e manuseio.

Solicite um orçamento e demais orientações através do e-mail: gerencia@todoterreno.net

2) Parachoque

Se você procurava por um parachoque resistente, acabou de encontrá-lo!

O modelo com suporte para guincho da Warn de fixação inferior, é um projeto exclusivo Todo Terreno, desenvolvido a partir de pesquisas que culminaram no melhor design e maior aproveitamento do ângulo de ataque do veículo.

Ele tem ponteiras removíveis para melhor performance em off-road e é ideal para o Troller T4 (2009 a 2011).

Descrição:
espessura em chapa de aço ¼”.

Acabamento em pintura epóxi preto.

Fácil instalação e remoção

Se interessou? Solicite agora um orçamento: gerencia@todoterreno.net

3) Estribo

Estribos são essenciais para quem tem jipe, principalmente Troller. Essa peça é ótima para auxiliar no embarque e desembarque do veículo, principalmente. A Todo Terreno trabalha com um modelo resistente, o HD XTREME. Ele é ideal para seu T4 (2001 a 2011), feito de tubo de aço de altíssima resistência, protegendo a lateral do veículo contra impacto diante de qualquer obstáculo em situações off-road.

Descrição:
espessura de duas polegadas.

Acabamento em pintura epóxi preto.

Ele ainda tem fácil instalação e remoção, além de não precisar de nenhum tipo de adaptação. Solicite agora mesmo um orçamento pelo gerencia@todoterreno.net.

Saiba escolher o Yokohama ideal para seu 4×4

Share on TwitterShare via email

Se você preza por um bom desempenho do seu 4×4, não pode escolher qualquer pneu! Abaixo, relacionamos os melhores Yokohama! Confira!

Nem sempre há estrada por perto e, nessas horas, é necessário ser radical para passar por terrenos que você nunca imaginou encontrar. O Geolandar M/T+ é o ideal para trechos desafiadores, de uso predominante em condições Off-Road. Este pneu é o que você precisa para chegar aos lugares onde os outros não chegam.

O pneu Geolandar A/T-S é o amigo de todas as horas. Com ele você pode ficar tranquilo tanto no asfalto urbano quanto nas estradas. É indicado para os últimos modelos 4×4 de camionetes e SUVs, além de garantir ótima performance On-Road e excelente tração Off-Road.

O Geolandar H/T-S é o pneu criado especialmente para veículos utilitários que andam somente no asfalto. Por isso, nada de estradas de terra! Ele é a solução perfeita para quem busca estabilidade e segurança ao dirigir SUVs e Pick-ups.

Off-road também é coisa de mulher

Share on TwitterShare via email

Ela se chama de “garota Todo Terreno” e mostra habilidade em várias trilhas pelo Brasil. Conheça a história de Fabiana Martins, nossa cliente.

 

Quem olha para esta gaúcha de 39 anos pela primeira vez pensa que ela é o típico exemplo de mulher sexo frágil. Loira, simpática e bonita, Fabiana representa bem as mulheres, porém sem tanta fragilidade assim. Ela mora em Brasília-DF e foi por lá, há cerca de seis anos, que se ingressou no off-road.

Fabiana sempre esteve em contato com a natureza e isso despertou nela a vontade de participar de trilhas. Na capital federal, ela conheceu o Jipe Clube de Brasília e através de contatos com outros amantes de fora-de-estrada, teve a oportunidade de conhecer diversos roteiros. Dos passeios para as trilhas mais radicais foi uma transição rápida: “Esses passeios em contato com a natureza facilitam a utilização de carros 4×4. Daí para as trilhas mais pesadas, bem como para competições off-road, foi um pulinho”, conta Fabiana.

No ano de 2005, a gaúcha comprou seu primeiro jipe: um Suzuki Jimny. Rapidamente ela tratou de equipá-lo: “Como comecei a participar de competições mais pesadas, precisava de equipamentos e proteções mais robustos e que me transmitissem segurança. A Todo Terreno me proporcionou os protetores inferiores para o meu Jimny”. Fabiana leva a Todo Terreno em seu jipe no carter e no peito de aço, com proteções exclusivas.

Os acessórios instalados no carro da piloto a auxiliam no caminho por onde ela passa. A gaúcha participa das competições do Jipe Clube de Brasília (Calango Trophy e Lagartixa Trophy), de trilhas pesadas em Minas Gerais e na região Centro-Oeste, além de ter sido uma das poucas mulheres a irem ao Transamazônica Challenge em 2010.

Andando em tantos trechos diferenciados, Fabiana ressalta a importância dos acessórios Todo Terreno em seu Jimny: “Gosto muito dos produtos que adquiri. No mundo off-road, a importância de se contar com equipamentos confiáveis pode ser a diferença entre a prática segura do esporte ou a irresponsável, que pode trazer danos graves ao carro e até ao seu condutor”.

Você encontra a lista completa dos produtos Jimny em nosso site.

Um Engesa 4 também faz parte dos 13 anos da Todo Terreno

Share on TwitterShare via email

Parte da história da Todo Terreno se funde com a própria história de Murilo Ulhoa, CEO da empresa. No mês passado, contamos sobre seu primeiro carro, um Willys 1972. Agora é a vez de falar sobre seu segundo carro, um Engesa 4 ano 1988, que foi comprado em 1996 quando Murilo trabalhava na concessionária Terranova Land Rover.

Confira abaixo seu depoimento sobre a máquina:

Me lembro que quando colecionava revistas da década de 80, 4×4 & Pick-up por exemplo, sempre via, lia e relia as matérias sobre o Engesa. Aquele seria o jipe que, para mim, se transformaria no ícone do 4×4, trilhas e off-road – o sonho de um Jipeiro louco por aventuras.

Um fato que sempre tenho na memória sobre o Engesa, que me fez muito desejar ter um, foi quando ainda fazia parte da diretoria do Jeeo Clube Minas Gerais como diretor técnico. Naquele momento, foi quando vi e tive contato pela primeira vez com Engesa 4. Tive a certeza de que aquele sim era “O JIPE” para mim.

Ficou na memória, a imagem fotográfica do jipe, naquela trilha, em um dia chuvoso: sua cor era bege, o roncado do motor a álcool, a sua suspensão – sem esquecer da raridade daquele carro, todo original!

Depois disto, trabalhando e guardando dinheiro, garimpei no meio 4×4 em Belo Horizonte para ter o meu primeiro Engesa 4 1988 fase 1, bege e igual aquele que tinha gravado na memória.

Caminho do Ouro em Paraty pode ser o destino do seu próximo passeio

Share on TwitterShare via email

Já está planejando o próximo fim de semana? Que tal um passeio pelo Caminho do Outro, em Paraty?
Durante a trilha, você poderá ver as ruínas e notará toda a engenharia da estrada, que em alguns pontos chega a ter até 10 metros de largura.

Se liga na dica:

Para chegar ao Caminho do Ouro e Mirante, zere o hodômetro na saída do portal da cidade (coordenadas S23° 13.329’ / W044° 43.772). Contorne a rotatória e continue reto, sentido Cunha. Após 4km percorridos, vire à direita na ponte e depois pegue a primeira esquerda.

Após mais 3,6km, nova ponte, mas tome cuidado pois ela é estreita e só passa um carro por vez! Mais 100m e você verá a entrada do Caminho do Ouro. Estacione seu jipe e conheça a trilha! Ande mais uns 3km a pé, curtindo o visual, e você encontrará o Mirante, na rodovia entre Paraty e Cunha, km11.

Depois deste passeio, registre sua experiência em nosso site, na sessão Indique Sua Trilha!

Paraty garante passeios bonitos em plena mata atlântica

Share on TwitterShare via email

Para animar o fim de semana, que tal um passeio até Paraty? A dica da vez é fazer uma trilha, no meio da mata atlântica, e terminar o passeio em uma das cachoeiras mais belas da região, a Pedra Branca.

O cenário é ideal para que curte um belo visual e quer apreciar a fauna e flora locais. Junto à cachoeira, encontram-se as ruínas da primeira usina elétrica da cidade.

Anote aí:

Para chegar a Cachoeira Pedra Branca, zere o hodômetro na saída do portal da cidade (coordenadas S23° 13.329’ / W044° 43.772). Contorne a rotatória e continue reto, sentido Cunha. Após 4km percorridos, vire à direita na ponte e depois pegue a primeira direita de novo. Siga em frente até der 5,9km de percurso. Você vai ver o Poço do Inglês e a Cachoeira do Escorrega. Vale a pena parar um pouco antes de continuar, mas não zere o hodômetro!

Depois siga até 6,6km, vire à esquerda sentido Cachoeira Pedra Branca. Mais 200 metros e pegue a esquerda novamente. Quase 1km à frente, você estará na entrada do local, que também fica à sua esquerda. Siga mais 3km, vire à direita, 100m depois à esquerda e logo mais, 100m à frente, estará a belíssima Cachoeira Pedra Branca e sua piscina natural!

Ah! Não se esqueça de registrar a sua experiência em nosso site, na sessão Indique Sua Trilha!

Dica retirada da revista 4×4 e Cia.